Alerta aos consumidores
Declaração da Toyota do Brasil
A TOYOTA DO BRASIL LTDA. vem, por meio do presente, informar que repudia, veementemente, qualquer prática de discriminação ou assédio de qualquer natureza, inclusive no âmbito eleitoral.
É ilegal qualquer prática que busque excluir ou restringir a liberdade de voto dos trabalhadores.
A concessão ou a promessa de benefícios ou vantagens em troca do voto, bem como o uso de violência ou de coação para influenciar o voto são crimes eleitorais, previstos nos artigos 299 e 301 do Código Eleitoral.
O voto direto e secreto é um direito fundamental de todos os cidadãos, assim como a liberdade de convicção política. Portanto, cabe a cada qual realizar suas escolhas, sem ameaças ou pressões de terceiros.
A TOYOTA reforça a mensagem de que não admite qualquer prática eleitoral nas dependências internas da empresa. Além disso, repudia, veementemente, qualquer forma de prática discriminatória e/ou assédio de qualquer natureza, inclusive o assédio eleitoral.
Havendo evidência ou suspeita de práticas inadequadas, assédio eleitoral ou qualquer tipo de discriminação, acionar imediatamente o CANAL ÉTICO, por meio do e-mail denuncia.toyota@resguarda.com, telefone 0800-8914636 e/ou pela página do Canal de Denúncias da Toyota e na página do Ministério Público do Trabalho.
Alerta referente a venda de veículos
A TOYOTA DO BRASIL LTDA. faz um alerta aos consumidores de veículos de sua marca para os golpes que vêm sendo aplicados em várias regiões do país, nos quais estelionatários anunciam por diversos meios de comunicação, especialmente nos ambientes digitais, a venda de veículos Toyota diretamente de funcionários desta, por valor bem abaixo do valor de mercado e em condições de pagamento muito atraentes.
Quando o consumidor liga para o número anunciado, os estelionatários identificam-se como funcionários da montadora e induzem o consumidor a adquirir o veículo como sendo um negócio “imperdível”, bastando, para garantir a reserva, que seja realizado depósito ou transferência eletrônica de aproximadamente 10% (dez por cento) do valor total do bem.
Além disso, na tentativa de conferirem maior veracidade ao golpe, os estelionatários emitem notas fiscais, recibos e contratos com a logomarca da montadora, como se o negócio fosse entabulado entre o consumidor e o funcionário com a anuência da montadora.
Diante do aumento das reclamações, a Toyota divulga a seguir orientações fundamentais acerca da aquisição de veículos de sua marca, na tentativa de alertar os seus consumidores, potenciais vítimas do golpe aplicado pelos estelionatários:
- A Toyota do Brasil não vende veículos diretamente ao público, tanto a compra quanto a entrega são feitas por intermédio de concessionária autorizada Toyota.
- Compare o preço anunciado com o preço do mesmo veículo e modelo, com iguais características, no site da Toyota do Brasil ou em um distribuidor autorizado Toyota.
- Desconfie de anúncios que oferecem grandes vantagens financeiras na aquisição do veículo.
- Jamais efetue o pagamento de qualquer quantia referente à aquisição de um veículo antes de pesquisar a idoneidade do anunciante (verificar dados da empresa e do anunciante, CNPJ, localização…).
- Jamais efetue o pagamento de qualquer quantia referente à compra do veículo sem examinar pessoalmente o veículo.
- Em caso de dúvida, contate o Serviço de Atendimento ao Consumidor no telefone 0800 703 02 06.
A TOYOTA DO BRASIL informa, ainda, que não comercializa veículos por intermédio de seus funcionários e que não possui qualquer relação comercial, parceria ou apoio aos sites www.toyotaconsorcionacional.com.br e www.ofertas-fabricadeportasabertas.com, tampouco comercializa, sorteia ou administra consórcios de veículos. Quaisquer anúncios, sorteios, concursos ou promoções de seus produtos são feitos diretamente nos sites oficiais da Toyota, www.toyota.com.br e www.ofertastoyota.com.br ou por intermédio de sua rede de concessionários no Brasil.