Uma história de inovação e qualidade
A história da Toyota já tem a inovação, qualidade e satisfação dos consumidores na sua origem. Com o objetivo de facilitar a vida de sua mãe e milhares de trabalhadores, em 1892 o jovem Sakichi Toyoda apresentou, com apenas 24 anos, o primeiro tear automático do Japão. Sempre em busca de novas tecnologias e maneiras de desenvolver a indústria japonesa, Sakichi conheceu nos Estados Unidos a invenção que iria colocar o seu nome na história: o automóvel.
Investindo o lucro de suas invenções em seu sonho e indo contra as críticas de todos, Sakichi incumbiu seu filho Kichiro de construir o primeiro veículo motorizado do Japão. Foi assim que em 1935, Kichiro apresentou ao mundo o protótipo A1 e, em 1937, inaugurou a Toyota Motor Company. Foi o início de uma história que iria atravessar décadas e apresentar ao mundo uma nova forma de fabricar produtos, com uma filosofia de melhoria contínua para oferecer mais satisfação aos consumidores.
Hoje a Toyota é a maior montadora do planeta, com atuação em 160 países e conhecida pela sua qualidade, inovação e respeito às pessoas e ao meio ambiente.
A Toyota no Brasil
A chegada da Toyota no Brasil é um dos capítulos mais importantes na história da montadora e sua expansão global. Aqui foi instalada a primeira operação da empresa fora do Japão, com a produção do modelo Landcruiser na pioneira fábrica de São Paulo, em 1958. A partir de 1962, a linha de produção foi transferida para a nova planta, de São Bernardo do Campo, e ali iniciou a fabricação do veículo que iria entrar para história do mercado automobilístico brasileiro: o Bandeirante.
A década de 90 trouxe o início das importações de outros modelos e um novo momento na história da Toyota do Brasil. Nesse período, foi formada a rede nacional de concessionárias e inaugurada a segunda fábrica no país, na cidade de Indaiatuba. Ali, em 1998, a Toyota estabeleceu outro marco da indústria automobilística nacional: o início da produção do lendário Corolla no Brasil.
Os anos seguintes foram de crescimento constante no país e integração com a América Latina, consolidada em 2005 com a inauguração do centro de distribuição de Guaíba, no Rio Grande do Sul, que serve de porta de entrada para as picapes Hilux e SW4 produzidas na fábrica argentina de Zarate.
Levando adiante sua política de sustentabilidade, em 2012 a Toyota inaugurou em Sorocaba a primeira ecofactory do país, projetada para reduzir ao máximo o impacto da produção no meio ambiente, onde são fabricados os modelos Etios, Yaris (hatch e sedã) e Corolla Cross.
Agora, mais um capítulo dessa história começa a ser escrito. Em 14 de fevereiro de 2014 foi lançada a pedra fundamental da nova fábrica de Porto Feliz, em São Paulo, que irá produzir motores. O resultado de todos esses anos de atuação no Brasil é o maior orgulho de uma montadora que se preocupa em primeiro lugar com a qualidade e respeito aos clientes: o maior índice de satisfação entre as montadoras do país.
Em novembro de 2024, foi inaugurado o novo Centro Logístico de Peças em Sorocaba, São Paulo. Com uma área total de 55.000 m², mais que o dobro da área anterior, o novo centro logístico tem um papel estratégico ao atender os 27 estados do Brasil e outros 23 outros países da região, movimentando 1,1 milhão de peças por mês.
Essa nova operação é fundamental para continuar atendendo as expectativas de nossos 4,5 milhões de veículos em operação na América Latina, sendo 1,5 milhão apenas no Brasil, com eficiência e agilidade.